ATGO, a nova APP para trabalhadores a recibos verdes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) lançou em março uma nova aplicação para o telemóvel, que permite aos trabalhadores por conta própria gerir os dados fiscais da sua atividade profissional. 

A aplicação, de nome ATGO - Gestão de Atividade”, permite ao usuário ver quanto já catalogou como despesas de atividade e criar modelos de faturas pré-preenchidas para clientes regulares, para além de classificar despesas profissionais, emitir faturas, anular documentos ou até consultar estatísticas sobre a atividade. É ainda possível acompanhar, através de um gráfico, a evolução mensal dos rendimentos do trabalho ao longo do ano, e comparar com o ano anterior ou mês a mês.

Na aplicação o contribuinte poderá ainda ver o valor total dos rendimentos obtidos até ao momento, quanto já pagou de IVA e quanto já entregou ao estado em retenções de IRS (ou se está isento).

No caso de o contribuinte ter mais de um código de atividade (CAE), pode visualizar quanto faturou em cada uma das áreas, uma vez que é possível consultar o rendimento por CAE e ou pelo código CIRS. É ainda possível perceber quanto é que uma pessoa já catalogou como despesas afetas à atividade. A funcionalidade de classificar as despesas ainda não está ativa, mas estará “brevemente disponível”.

Em relação à emissão de faturas, na app será possível gravar os dados de clientes regulares, dando acesso a um modelo já pré-preenchido com algumas informações recorrentes, para facilitar a emissão das faturas. Estará também disponível um “top 5” dos principais clientes.

Estão ainda previstas outras funções para breve, uma vez que a ATGO se encontra em fase de aperfeiçoamento.

Veja o vídeo explicativo da AT aqui.

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